A cólica, também conhecida por dismenorreia, é o sintoma mais natural e comum que acompanha a menstruação. Juntamente com a tensão pré-menstrual, é uma das principais queixas das mulheres.
Há dois tipos de cólica: a primária, que existe desde a menarca (nome dado à primeira menstruação) juntamente com o início dos ciclos ovulatórios; e a secundária, que surge após um período sem dor.
A cólica primária é de natureza desconhecida e inata ao organismo feminino. Já a cólica secundária pode ser provocada por doenças como inflamações pélvicas, endometriose e fibromiomas.
Não há como prever a duração da cólica, mas geralmente a dismenorreia precede a menstruação por alguns dias e se intensifica com a chegada do fluxo menstrual.
Durante o período menstrual são produzidos prostaglandinas, mediadores inflamatórios. Portanto, é importante comer alimentos que reduzam o fator inflamatório do corpo e que sejam antioxidantes. Esse tipo de alimentação deve ser seguido durante todo o ciclo, não somente quando a cólica aparece. Com uma melhora no padrão alimentar associado a hábitos saudáveis como prática regular de atividade física, gradualmente vão sentindo os benefícios mais duradouros.
Enquanto isso, quando a cólica aparecer você pode utilizar o Duplo Imã sobre a região dolorida, se distraia por alguns instantes fazendo um momento de atenção plena, uma leitura, uma atividade manual, e quando se der por conta, ela foi embora!
Já adquiriu este aliado no combate da dismenorreia?
As informações e serviços aqui contidos não devem ser interpretados como um diagnóstico, tratamento, prescrição ou cura para a doença. Aqueles que buscam tratamento para uma doença específica devem consultar seu médico para determinar o protocolo de tratamento adequado, correto e aceito antes de usar qualquer coisa que é divulgado nesta página.