ds
Biomagnetismo

CONVENÇÃO DOS POLOS MAGNÉTICOS NO BIOMAGNETISMO MEDICINAL: Uma Abordagem para Padronização e Prática Clínica

O Biomagnetismo Medicinal (BM), uma técnica terapêutica desenvolvida por Isaac Goiz Durán em 1988, tem se mostrado uma promissora abordagem na área da saúde, proporcionando tratamentos não invasivos e integrativos para uma variedade de condições de saúde. No entanto, a divergência de nomenclaturas dos polos magnéticos dos ímãs terapêuticos utilizados no BM, em comparação com a convenção da física clássica (Figra1), tem sido um desafio para a consistência e eficácia dessa prática.

Figura1: Convenção da nomenclatura dos polos para os ímãs de acordo com a física clássica e com o Biomagnetismo Medicinal.

Em resposta a essa lacuna, pesquisadores do Instituto Par Magnético, por meio de um minucioso estudo, propõem uma convenção para estabelecer padrões consistentes no uso dos polos magnéticos no Biomagnetismo Medicinal.

O artigo intitulado “Convenção dos Polos Magnéticos no Biomagnetismo Medicinal” apresenta uma revisão de literatura narrativa e exploratória, destacando os princípios físicos, históricos e teóricos que embasam a técnica do BM. A pesquisa, realizada pelos autores Ana Clara Calegari, Sandra Raquel de Liz Calegari, Angela Mara Rambo Martini, Adriane Viapiana Bossa e Ísis Paes d’ Assumpção Perez, sob a égide do programa de Pós-graduação em Biomagnetismo e Bioenergética Aplicados à Saúde do Instituto Par Magnético, identificou a necessidade de uma convenção unificada para os polos magnéticos utilizados na técnica.

Uma das contribuições mais impactantes do artigo é a proposta de adoção da convenção estabelecida por Isaac Goiz Durán. Esta convenção define que o polo norte do ímã de Biomagnetismo (polo norte BM) é aquele que aponta para o sul geográfico, enquanto o polo sul do ímã de Biomagnetismo (polo sul BM) aponta para o norte geográfico. Essa abordagem difere da convenção da física clássica, mas é baseada em princípios holísticos e integrativos que refletem a visão abrangente da técnica.

A relação entre a convenção proposta e a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é explorada no estudo Figura 2, mostrando como a dualidade Yin-Yang, presente na teoria oriental, pode ser relacionada aos polos magnéticos e à polaridade das cargas elétricas. Essa interconexão entre as tradições milenares e a ciência moderna demonstra a profundidade e a integridade da proposta de convenção, bem como sua relevância para uma prática clínica coerente e eficaz.

Fonte: Arquivos da Pós-graduação- Ana Clara Caligari, 2022

 

A aplicação prática da convenção proposta é discutida em detalhes, destacando a forma como os polos magnéticos são utilizados na técnica do BM para equilibrar os Pares Biomagnéticos (PBM). O artigo destaca a importância da coerência nas nomenclaturas e na aplicação dos polos magnéticos para garantir a efetividade dos tratamentos, a consistência dos resultados e os princípios metodológicos apropriados para estudos clínicos.

Em suma, o artigo oferece uma visão abrangente e fundamentada sobre a convenção dos polos magnéticos no Biomagnetismo Medicinal. A proposta de adoção da convenção estabelecida por Isaac Goiz Durán traz uma abordagem inovadora e integrativa, alinhando os princípios do BM com a visão holística da MTC. Essa padronização promete contribuir significativamente para a pesquisa acadêmica futura e para a prática clínica, proporcionando uma base sólida e unificada para a aplicação dos polos magnéticos no Biomagnetismo Medicinal. Acesse o artigo completo https://revistaft.com.br/convention-of-the-magnetic-poles-in-medicinal-biomagnetism/ e aprofunde-se nesse intrigante campo interdisciplinar em busca de saúde e bem-estar.

Fonte: CALEGARI, Ana Clara; CALEGARI, Sandra Raquel de Liz; BOSSA, Adriane Viapiana; MARTINI, Angela Mara Rambo; PEREZ, Ísis Paes d’ Assumpção. Convention of the Magnetic Poles in Medicinal Biomagnetism. Revista FT Científica. 2023. 122(27), 57-90. DOI: 10.5281/zenodo.7921057.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *