ds
Biomagnetismoblog

Felicidade é uma ciência quais as substâncias da felicidade? Felicidade – Podemos produzir?

Você sabia que podemos considerar a Felicidade como uma questão de harmonia entre nosso sistema neuroendócrino?  É verdade. A felicidade é um conjunto de hormônios que, quando liberados em nosso organismo, nos proporciona essa emoção tão boa.

 

Alguns responsáveis por esse sentimento maravilhoso que todos buscamos são: a serotonina, a endorfina, a ocitocina, a dopamina, a feniletilamina, a noradrenalina, a melatonina e a acetilcolina. A seguir uma breve explicação de cada um deles e como ajudar nosso corpo a liberá-los.

Aserotonina flui quando você se sente importante! Uma forma simples para elevar o nível de serotonina é recordar momentos felizes da sua vida já que nosso cérebro é programado para esquecê-las. Olhar  fotos antigas e conversar com os amigos sobre os eventos felizes. Outras formas de estimular a produção de serotonina é tomar sol, receber massagens e praticar exercícios aeróbicos, como corrida e ciclismo.

A dopamina costuma ser descrita como responsável por sentimentos como amor, paixão e prazer.Se nos falta dopamina ficamos apáticos sem vontade de lutar e de vencer na vida.

Para estimular a produção devemos comemorar as conquistas da vida. Desde as menores, como encontrar uma vaga livre para estacionar, até as mais robustas, como receber uma boa quantia em dinheiro ou uma promoção no trabalho.

As endorfinas são consideradas a morfina do corpo, uma espécie de analgésico natural. Comer alimentos picantes é uma das maneiras de liberar esses opiáceos naturais, o que induz uma sensação de felicidade. Mas essa não é a única maneira de obter uma “injeção” de endorfina. Assistir a filmes tristes, sair para dançar, cantar e trabalhar em equipe. Qualquer atividade em grupo que tenha um propósito de ajudar alguém estimula a produção de endorfina.

 

A ocitocina é um hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior, e tem a função de promover as contrações musculares uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação.
A oxitocina ficou conhecida também como o hormônio que promove sentimentos de amor, união social e bem-estar.Conhecido como hormônio do amor, pois costuma ser liberado quando estamos perto de nossos parceiros.

Existem alguns fatores que melhoram a produção e a ação da Ocitocina: contato físico, abraços, massagens, leitura, canto, atividade física moderada e regular, alimentação balanceada (sem restrição calórica e rica em frutas, vegetais, carne, frango, ovos e peixe), momentos de diversão e relaxamento.
Existem também fatores que reduzem a produção e a ação da Ocitocina: solidão, ansiedade, depressão, estresse crônico, envelhecimento, sedentarismo, hábitos irregulares (fumo, bebida alcoólica, refrigerantes, açúcar, doces, carboidratos em excesso na alimentação).

A Feniletilamina conhecida como “hormônio da paixão”, é um neurotransmissor  cuja produção no cérebro suspeita-se possa ser desencadeada por eventos simples como uma troca de olhares, um aperto de mãos, ou a  realização de atividade física.

Há em fracas quantidades no chocolate; daí a sua reputação como antidepressivo. Os seus níveis são mais elevados no cérebro dos apaixonados e é ela a responsável pelas “grandes paixões”.

Esse hormônio produzido pelo cérebro traz alivio da ansiedade e do estresse e ajuda a manter os níveis de humor mais elevados.

O esforço físico é eficiente em sua produção, então capriche na atividade física e seja mais feliz!

A Noradrenalina tem grande influência no humor, ansiedade, sono e alimentação junto com a serotonina, a dopamina e a adrenalina.

Como equilibrar a noradrenalina?

Dietas ricas em vitamina C, cobre, ácidos graxos e ômega 3 podem ajudar a repor os neurotransmissores em casos de déficit de produção.

Dentre os alimentos que estimulam os neurotransmissores estão: cereias integrais, leguminosas (grão-de-bico, ervilha e feijão), oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes), carnes magras, peixes, ovos, leite, queijos magros, frutas e legumes.

Em casos de noradrenalina alta, onde há uma aceleração dos pensamentos, um exercício de respiração profunda por alguns minutos já ajuda muito.

A Melatonina  – ela faz bem para quem tem dificuldade de dormir, pois atua diretamente no ciclo circadiano, que controla diversas funções do corpo ao longo do dia. Além disso estimula outras reações ligadas à hora de ir dormir — como a produção de glicose no fígado e de insulina no pâncreas, por exemplo. Para produzir melatonina é necessário ter uma rotina para dormir, praticar exercícios e ter uma boa alimentação.

A Acetilcolinatem um papel importante tanto no sistema nervoso central (SNC) – constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal – no qual está envolvida na memória e na aprendizagem, como no sistema nervoso periférico (SNP) – do qual fazem parte o sistema nervoso somático e pelo sistema nervoso autônomo.

Você pode aumentar os níveis de acetilcolina, naturalmente com alimentos ricos em colina. Estes podem ser encontrado em diversos alimentos de origem animal e vegetal como ovos, leite, carnes , fígado, peixes, camarão, brócolis, couve, semente de girassol, amendoim, noz-pecã, dentre outros.

Além de tudo isso, ainda temos o DEM (Desbloqueio  Emocional Magnético), que libera as emoções ruins e ajuda muito a manter os níveis dos hormônios da felicidade adequados.

Temos mais informações sobre as técnicas biomagnéticas aqui no blog ou nos procure nas redes sociais.

 

Deisi Costella

@deisicostella

Whatsapp (46) 9 9111-9747

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *