A resposta é: não.
A técnica terapêutica desenvolvida pelo Dr Goiz é o Biomagnetismo Médico (termo atualizado pelo próprio criador da técnica para Biomagnetismo Medicinal em 24/11/2020 no último curso, nível 1 e 2 ministrado por ele mesmo).
O que é a teoria do Par Biomagnético então?
O Par Biomagnético é uma Teoria proposta pelo fisioterapeuta, médico, acupunturista, mexicano Dr. Isaac Goiz Dúran.
Par Biomagnético é um desequilíbrio de forças magneto/elétricas de elementos bioquímicos que quando estão disfuncionais bioenergeticamente geram sinais e sintomas de diversas enfermidades.
A definição clássica dentro do Biomagnético Medicinal de um Par Biomagnético é:
Uma estrutura bioquímica formada por duas cargas, uma ácida e uma alcalina, separadas por um eletródio (dietrodo), sendo este gerado pelo próprio metabolismo do organismo humano em condições normais. As enfermidades complexas se fazem presentes quando os Pares Biomagnéticos suportam a presença de vírus, bactérias, arqueias, fungos, parasitas, disfunções glandulares e intoxicações. (Dr Goiz, curso de Biomagtismo Medicinal, julho/2017, Goiânia, Brasil)
Ou ainda pode ser definido por: Um conjunto de cargas, bioelétricas, disfuncionais, ressonantes, que se relacionam a uma patologia ou grupo de sintomas. (Davi Goiz Martines, Manual do Biomagnetista, 2018).
O que seria esta disfunção magneto/elétrica?
A Disfunção Magnética esta relacionada ao spin do elétron, que dependendo do sentido de giro gera a polarização, ou seja, resulta em elementos com polarização Sul e elementos com polarização Norte.
A Disfunção Elétrica está relacionada com a dificuldade de neutralização dos ácidos e bases que geram o equilíbrio do nosso pH inter e extracelular. Essa dificuldade de neutralização está relacionada com a polarização Norte dos elementos bioquímicos básicos e a polarização Sul dos elementos bioquímicos ácidos.
Quer saber mais sobre pH intra e extracelular?
Atualmente, o pH intracelular (pHi) e o extracelular (pHe) representam duas das medidas do microambiente celular que contêm o maior significado diagnóstico e prognóstico para muitas doenças diferentes.
O pHi é o resultado do equilíbrio entre:
• os processos metabólicos celulares que produzem e consomem prótons (H +)
• a capacidade de tamponamento intracelular
• e os processos de extrusão de prótons para fora da célula.
O pHe é o resultado do equilíbrio entre:
• os processos de produção de prótons derivados do metabolismo intracelular
• a capacidade de remover os prótons expelidos e acumulados no ambiente extracelular pelas células circundantes e pela microcirculação.)
De onde parte a disfunção energética dos elementos envolvidos no Par Biomagnético?
Estes elementos polarizados apresentam uma ressonância magnética entre si, apresentam uma força de atração (centrípeta) entre as cargas ácidas e básicas, porém a força centrífuga que advém do sentido de giro do elétron (spin) é maior que a força centrípeta e os elementos bioquímicos não alcançam a neutralização.
Por isso Dr. Goiz desenvolveu uma outra teoria que fundamenta a prática do Biomagnetismo Medicinal, como forma de auxiliar o organismo a neutralizar os elementos disfuncionais em sua energia.
Seguindo os estudos da época dentro do Biomagnetismo:
1- 1936 – Albert Roy DAVIS (considerado o pai do Biomagnetismo contemporâneo) e Walter RAWLS demostraram pela primeira vez que campos magnéticos produzidos por polos magnéticos norte e sul exibiam propriedades únicas com relação aos seus efeitos nas células sanguíneas, nervososas e sobre bactérias e vegetais.
2- Na década de 80 – Dr. Richard Broeringmeyer, Ph D. autoridade reconhecida mundialmente em Terapia Magnética, Terapia Energética e Biomagnetismo, passou muitos anos coletando informações sobre os efeitos da energia magnética nas células, órgãos e sistemas do corpo humano, treinou muitos médicos (dentre eles Dr. Goiz) para aplicar adequadamente os ímãs como um método auxiliar de tratamento alopático.
A teoria do Dr. Goiz para neutralizar os elementos disfuncionais em sua energia é que a aplicação de polos magnéticos estáticos gerados por imãs de média intensidade (de 1000 a aproximadamente 10000 Gauss) sobre os elementos bioquímicos ressonantes entre si, pode levar à despolarização do Par Biomagnético (lado preto do imã ou negativo sobre a alcalinidade/lado vermelho do imã ou positivo sobre a acidez) devolvendo a força centrípeta magnética para que ocorra a neutralização dos elementos entre si, liberando energia de trabalho para o organismo (entropia negativa) auxiliando o organismo a chegar na homeostase.
Como encontrar um foco alcalino e um foco ácido no organismo?
Dr. Goiz se baseou nos estudo do cientista Dr. Broeringhmeyer, que descobriu um fenômeno energético, relacionado aos campos magnéticos do corpo humano, que revolucionou a forma de abordar á necessidade de tratamento de regiões afetadas por distúrbios na bioeletricidade molecular.
Esta descoberta se relaciona a resposta orgânica da irritabilidade (capacidade dos seres vivos de responder a estímulos de luz, temperatura e pressão) gerada por um estímulo eletromagnético.
Onde o teste é de resposta “nula”, caso não exista disfunção energética.
De resposta “positiva” para alcalinidade, onde ocorre o Fenômeno do Encurtamento do Hemicorpo Direito ou conhecido atualmente como Reflexo Magneto-podal.
De resposta “positiva” para acidez onde ocorre o Fenômeno do Alongamento do Hemicorpo Direito ou conhecido atualmente como Reflexo Magneto-podal.
Como encontrar um Par Biomagnético?
Quando se aplica o negativo (preto) sobre a alcalinidade, temos encurtamento, ao mantermos este estímulo buscamos então o ponto de ressonância deste foco, ou seja, o foco ácido, usando o imã positivo (vermelho). Quando se aplica o imã sobre o foco ácido, ocorre o alinhamento dos hemicorpos direito e esquerdo.
Dentro da técnica do Bioamgnetismo Medicinal se mantém impactado no organismo estes imãs até a despolarização do Par Biomagnético.
Como saber se um Par Biomagnético está despolarizado?
Isso vai acontecer quando os elementos bioquímicos se neutralizam entre si, exemplo: todos os íons H+ se juntam com todos os íons OH-.
Para saber se ocorreu a neutralização basta retirar o imã positivo e observar se ainda ocorre encurtamento, se ocorrer significa que ainda não houve toda a neutralização.
Conceitos importantes:
ENTROPIA:
A tendência dos sistemas de perderem sua energia, sua vitalidade e dissolver‐se no caos, ao longo do tempo.
ENTROPIA NEGATIVA:
A capacidade do sistema de desenvolver ou receber organização ao longo do tempo.
HOMEOSTASE
Os sistemas sempre procuram o equilíbrio.
Isto quer dizer que, se uma parte não funciona bem, outras terão que trabalhar mais para manter o equilíbrio para que o sistema consiga atingir seu objetivo.
Este blog é apenas um blog educativo. As informações e serviços aqui contidos não devem ser interpretados como um diagnóstico, tratamento, prescrição ou cura para a doença. Aqueles que buscam tratamento para uma doença específica devem consultar seu médico para determinar o protocolo de tratamento adequado, correto e aceito antes de usar qualquer coisa que é divulgado nesta página.
Bibliografia:
Goiz, 2005. O Par Biomagnético
Martinez, 2018. Manual do Biomagnetista
http://lillianalvares.fci.unb.br/phocadownload/Planejamento/Sistemas/Aula11TGS.pdf