ds
Biomagnetismo

Carta aberta de reconhecimento aos Vagalumes do IPM

Em nome do programa de pós-graduação em Biomagnetismo e Bioenergética Aplicados à Saúde, o Instituto Par Magnético – IPM gostaria de deixar uma mensagem aos recém-formados.

Primeiramente, a união presencial na festa de formatura selou um ciclo de estudos realizados de forma virtual. Nos tocar, abraçar, sentir nossos corações, faz com eternizemos os laços de amizade, sem contar que são dias de muita alegria para discentes e docentes do Instituto Par Magnético.

Nosso centro de ensino, IPM, se uniu inicialmente a FATEC-PR que cresceu, virou UNIFATEC-PR e nos conectou com a FGE-SP para possibilitar a tão sonhada certificação reconhecida pelo MEC.

                                                         

O programa de pós-graduação em Biomagnetismo e Bioenergética Aplicados à Saúde do IPM nasceu com uma missão bem definida: ofertar certificação dentro da área do biomagnetismo e da bioenergética com reconhecimento pelo MEC para os biomagnetistas que cumprem os pré-requisitos para tal, ofertar certificação universitária ou aperfeiçoamento profissional para aqueles que cumprem os pré-requisitos e certificar como curso livre aqueles que necessitam de maior aprofundamento de conteúdo na área.

A importância que o IPM dedica para universalizar o ensino neste momento em que está nascendo e tomando corpo o Biomagnetismo Medicinal – BM no Brasil, é algo que devemos refletir. Hoje todos sabemos que o BM nasceu com bases filosóficas, científicas, e nasceu para cumprir um papel social juntamente com as outras Práticas Integrativas e Complementares Magnéticas (PICMAG) que tem sua representatividade na Associação Brasileira dos Biomagnetistas (ABRABIO).

Reconhecemos que o Biomagnetismo Medicinal é carro chefe das PICMAG e que seus fundamentos precisam seguir sendo apresentados e elucidados pela ciência.

Hoje o programa de pós-graduação do IPM direcionado para o Biomagnetismo e a Bioenergética, é único no mundo e já está indo para a Turma 5.

Isso é por si só uma vitória para todos nós Biomagnetistas e pesquisadores da área. Vitória também, é estarmos certificando hoje mais 57 formados pelo programa. Totalizando 109 biomagnetistas entre Turma 1 e Turma 2. Todos estes profissionais estão sendo entregues ao mercado de trabalho mais capacitados e mais responsáveis com a atuação clínica e comprometidos com a ética em saúde.

Nosso programa de PÓS cumpre dois papéis e apesar de ser em essência um programa do tipo latu sensu (onde o público são profissionais que pretendem aperfeiçoar seus conhecimentos em uma determinada área), o programa cumpre com um papel stricto sensu, ou seja, voltado para pesquisa e demais projetos de extensão.

Nesta modalidade stricto sensu de forma convencional, tem como público-alvo os profissionais que desejam seguir uma carreira acadêmica: seja ministrar aulas em faculdades e universidades ou seguir na área de pesquisa.

Claro que não nos pretendemos apresentar como instituição de ensino de mestrado e doutorado. Mas no contexto atual é uma necessidade a realização da apresentação da teoria do Dr. Isaac Goiz Durán à comunidade acadêmica para trazer o reconhecimento que a técnica merece, já que todos objetivamos que as PICMAG estejam disponíveis a população no SUS. E para isso, na atual configuração das PICS no Brasil, necessitamos apresentar ao Ministério da Saúde um mapa de evidências das práticas com as quais atuamos.

Somos gratos à ciência que como um todo nos antecedeu, deixando-nos um tapete vermelho para passarmos e seguirmos dentro dos estudos da ação dos Campos Magnéticos Estáticos sobre a saúde, nos cabe seguir o caminho de suas aplicabilidades dentro do Biomagnetismo e da Bioenergética. E se falarmos sobre a ferramenta de diagnóstico energético e atuação no tratamento à distância, então nos falta tudo a desvendar e apresentar, desde a formulação de hipóteses até a contestação dos fatos.

Quando no futuro existirem programas de graduação, mestrado e doutorado na nossa área das PICMAG, então tudo ficará mais fácil no programa da pós-graduação em Biomagnetismo e Bioenergética Aplicados à Saúde, pois teremos cursos mais dedicados e especializados.

Falamos tudo isso, para que os recém formados reconheçam o seu valor, precisam saber que são corajosos, audaciosos e que aceitaram o desafio de mostrar ao mundo um pouco do que percebem em seus consultórios. Precisam saber que seus nomes ficarão para a história do Biomagnetismo Medicinal e que com certeza Dr. Goiz estaria orgulhoso do trabalho de todos nós. Precisam saber que são os pioneiros desta ciência que há de nascer e crescer.

Os que se formam no programa da pós do IPM são vagalumes que se superam, poucos ficaram pelo caminho da formação e cada um por suas particularidades, totalmente entendíveis. Temos alguns vagalumes que alcançaram seu próprio objetivo de superação e com muita força de vontade chegaram até o fim, tornando a festa de formatura a coroação desta vitória que se estende para todos os docentes e discentes, e para todos os vagalumes que iluminam a vida de alguém. Esta vitória é para quem pôde estar presente na festa e para quem não pôde também, estando estes últimos representados no coração, na alegria e na vibração emitidos por todos os presentes.

Um programa de pós-graduação não tem como convencional uma festa com direito a beca, entrada triunfal e cerimonial desta forma como aconteceu para as Turmas 1 e 2, mas para cada biomagnetista com certeza é um ato legítimo que quer dizer “teremos sim um dia uma graduação, teremos sim um dia uma regulamentação”,  pois juntos somos capazes de criar muito mais.

Conselhos que deixamos aos formados ou Vagalumes do IPM:

– Gostaríamos de pedir que cumpram suas missões, não deixem de aplicar a ética e a responsabilidade na atuação de vocês como biomagnetistas. A partir deste dia vocês são responsáveis pelo canudo e título que carregam. E não esqueçam que carregam no coração o mais importante, que é o amor em ajudar ao próximo.

– O IPM não vai sair da vida de vocês, tenham sempre nesta instituição um lugar de apoio. Saibam que onde vocês estiverem exercendo o Biomagnetismo ou a Bioenergética, o IPM estará na base de suporte como fonte impulsionadora de conhecimento. Como não temos graduação, mestrado e doutorado, a pós-graduação é o maior título acadêmico na área que podemos ter hoje em nossas mãos. Este fato nos motiva a estimular que sejam instrutores ou pontos de apoio de cursos livres em Biomagnetismo Medicinal, junto com o IPM, nos representando nas cidades de vocês. Com isso, com certeza será possível elevar o nível dos terapeutas biomagnetistas formados em nosso país, fato que ajudará no reconhecimento pelos órgãos competentes de que temos condições de colocar no SUS terapeutas para as demandas solicitavas nos municípios, quando incluídas as PICMAG no SUS.

Certamente a certificação do programa da pós-graduação e extensão universitária que vocês têm em mãos os colocará também na frente na hora de seleção para concurso público.

Para finalizar, gostaríamos de agradecer a Deus por segurar as pontas quando vem à vontade desistir. Agradecer a todos os familiares por seu apoio e paciência na jornada. Agradecer a Angela Mara Rambo, amiga, parceira nesta viagem tão desafiadora na vida do IPM. Agradecer aos professores do IPM que aceitaram o desafio de nos acompanhar em nossa missão. E agradecer a cada um dos queridos vagalumes pela confiança depositada neste projeto.

Desejamos o melhor para cada Vagalume formado na segunda turma da pós-graduação em Biomagnetismo e Bioenergética Aplicados à Saúde.

 

O céu não é o limite jamais!

 

Assista a uma ilustração da história do nascimento desse projeto clicando aqui https://youtu.be/veZxd7HK_Rk

 

Carinhosamente,

Cascavel, 24 de abril de 2023,

Adriane Viapiana Bossa

Diretora do Instituto Par Magnético

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *