ds
blog

Descubra como seus neurônios agem no amor, sexualidade, estresse e emoções

VOCÊ SABIA QUE NOSSOS SENTIMENTOS NADA MAIS SÃO DO QUE NOSSA INTERPRETAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE HORMÔNIOS, CÉREBRO E COMPORTAMENTO?

Vem comigo estudar um pouco do ritmo circadiano: O ciclo circadiano, ou ritmo circadiano, é um relógio de 24 horas que orienta o funcionamento do nosso organismo entre o dia e a noite. Ele é responsável por regular as atividades físicas, mentais e comportamentais do corpo, influenciando na produção de hormônios, no estado de vigília e sono, nos níveis de energia, entre outros aspectos.

6:00 da Manhã. Por que acordamos de um sono profundo? Devido ao efeito do cortisol, ativamos a substância reticular ascendente, diminui a anandamida, aumenta a histamina e ativa o hipotálamo. Que órgão do cérebro transforma impulsos nervosos em informações hormonais? O hipotálamo, que é ligeiramente maior no homem. Possui centros reguladores para fome, sede, saciedade, comportamento sexual, movimento intestinal, coração, pressão arterial. Realiza os ciclos circadianos (claro/escuro). O hipotálamo regula a atividade da glândula pituitária, que está abaixo dela. A glândula pituitária é a glândula mestra do corpo. Junto com o pâncreas, glândulas suprarrenais, tireoide e gônadas, são as principais glândulas do corpo.

6h40 Os raios do sol (ou a luz dos holofotes do seu quarto) aumentam os níveis de serotonina e inibem a liberação de melatonina. Eles nos ativam, hora de sair da cama! Ao acordar ficamos em média de 20 a 40 minutos sem vontade de comer, aos poucos vamos sentindo fome devido a diminuição dos nossos níveis de glicose (80-100 mg/dl), o hipotálamo libera orexinas e ficamos com fome! glucagon aumenta para prevenir hipoglicemia grave. Os níveis de cortisol fisiológico liberado pelas adrenais diminuíram. O banho? Você se banha por ação sinérgica de seu córtex cerebral e gânglios basais, você também sabe onde estão as torneiras de água e sabão, não é necessário prestar atenção, você pode pensar em outras coisas ao mesmo tempo. A água quente libera mais TRH e hormônio tireoidiano, uma maior liberação de neurotransmissores é garantida por este chuveiro; o prazer do banho é devido à dopamina liberada no sistema de recompensa do cérebro.

6h50 O sistema límbico pede para comer! E pode se irritar se não tomarmos o café da manhã! É principalmente a amígdala cerebral que recebe informações do nervo vago (ruídos gástricos e movimentos intestinais). Mais TRH é liberado, de modo que, por sua vez, o hormônio da tireoide é liberado para ativar o metabolismo, a acetilcolina promove uma melhor evacuação e ao nível do hipocampo nos permite lembrar e associar a hora de sair. Comer alimentos com características de laticínios é majestoso para o intestino, nos dá prazer — o cérebro lembra a primeira infância, há comunicação entre o estômago e o cérebro pela redução da gastrina, da adiponectina e da orexina. Os níveis de glicose voltam a 90 mg/dl também devido ao efeito da insulina, a glicose atinge todo o corpo e sorrimos com os neurônios-espelho. Um abraço, uma carícia, um sorriso, fazem com que a oxitocina seja liberada, o comportamento de apego começa e se mantém com um beijo em casa. Apresse-se porque estamos atrasados ​​para o escritório novamente. A virada do cinto rotula emocionalmente o beijo de despedida de um ente querido, a serotonina aumenta, pelo menos não saímos de casa tristes se alguém nos acaricia e nos dá um beijo; a ocitocina reduz o estresse. A ocitocina permite uma remodelação neuronal do hipotálamo; a mais afecções, geramos um hipotálamo melhor.

7:00 da manhã. Esperar o ônibus (metrô) e o trânsito nos deixa impacientes. Os níveis de adrenalina começam a subir, o sistema límbico é ativado. A pupila dilata, os músculos ficam tensos, é fácil cair em provocações, a amígdala é ativada novamente, mas agora somos competitivos, agressivos, prontos para correr. A temperatura aumenta, os níveis de hormônio da tireoide nos fazem sentir calor.

8:00 da manhã. Chegar ao escritório, depois da corrida e do calor, dá sede, o hipotálamo reage, precisamos de água. Sem saber, bebemos quase 500 ml, 20 minutos após a osmolaridade plasmática ter sido detectada pelo hipotálamo (290-300 mOsm/l), liberamos vasopressina, hormônio também chamado de antidiurético. O rim possui receptores para esse hormônio, portanto, quando ele é liberado, geramos uma filtração renal maior, resultado: urinar para liberar a bexiga; não urinar nos deixa nervosos, tira nossa atenção, gera uma resposta do sistema nervoso simpático; a necessidade é tão grande que a pressão arterial sobe e suamos. Finalmente, realizar a micção (agora o parassimpático está ativado) permite que a urina seja liberada, a bexiga relaxa, o hipotálamo detecta isso e nos acalma fisicamente. Quanto mais tempo você leva para ir ao banheiro, os aspectos mais inteligentes do cérebro são reduzidos.

13:00. O estômago está vazio (ele só comeu por 4 horas!), as orexinas e o glucagon voltam a subir, a fome do meio-dia, que é maior, e é evidentemente acompanhada de uma aumento da atividade cortical para obter alimentos. O córtex cerebral libera glutamato e GABA, propondo prestar atenção ao que é necessário, mas quanto mais fome há, menos atenção é dada. Comer cria prazer. A dopamina aumenta, bebemos água, diminuímos a osmolaridade. O intestino libera gastrina, secretina, colecistocinina, PIV. O resultado: digestão, HCI, dá sono! A maré alcalina aparece e, ao mesmo tempo, é gerado o reflexo gastrocólico: é por isso que é necessário evacuar depois de comer. Os intestinos têm tanta vascularização nesse momento e o pH do sangue se torna alcalino, então o cérebro tem o reflexo de diminuir seu fluxo sanguíneo. Comportamentalmente há uma mistura de prazer, sono e calma. A comida picante (chili) com capsaicina gera a liberação de endorfinas, prazer garantido: quanto mais picante, o cérebro responde com mais endorfinas, mais prazer. Comer aumenta a liberação do hormônio calcitonina, ainda mais se você comer uma boa fonte de cálcio.

16:00. O trabalho de escritório nos cansa. Nossa atenção dura de 20 a 30 minutos, precisamos rir para quebrar ciclos. Mova-se para não ficar entediado. Uma rede social adequada permite liberar oxitocina, sentir-se parte de uma equipe ou de um grupo. Os apegos ao grupo, à empresa, tornam-nos solidários, reativos às necessidades dos nossos colegas. Um forte aperto de mão, um tapinha nas costas, muito bem! Eles garantem a solidariedade e um bom ambiente de trabalho. Tão fácil e tão longe em alguns trabalhos. Piadas, risos permitem uma melhor condição para esse efeito.

18h00 Os homens têm altos níveis de testosterona e DHEA, que modulam o aumento da atividade neuronal cortical, desejo sexual, comportamento agressivo e tomada de decisão imediata. Se a funcionária que tira cópias no segundo andar continua vindo ao escritório de minissaia, com certeza você virá no dia seguinte para pedir o telefone dela; ver uma bela mulher movendo os quadris aumenta os níveis de testosterona a longo prazo. É preciso levar em conta que ela tem fama de fortes mudanças de caráter: de fato, se ela tem altos estrogênios, ela chama mais atenção para nós, seus lábios são carnudos e vermelhos e ela é mais sexy, os estrogênios ativam neurônios, permitem uma liberação de dopamina e serotonina. No entanto, após a ovulação, ela fica emocionalmente instável e chora muito porque a progesterona aumenta o sistema inibitório do cérebro, o GABA. Você descobre que o namorado dela é faixa preta, de jeito nenhum, a vasopressina dele está alta (porque o cromossomo Y tem RS334 expresso, isso o deixa ciumento e possessivo). O plano não é bom. Você vai embora, porque sabe indiretamente que o nível de testosterona do grandalhão é maior que a sua.

22:00. Você finge dormir. Assistir à televisão ou ao telefone na cama reduz o sono: a luz diminui a liberação de melatonina. No entanto, quando você apaga a luz, o cansaço o conquista, a anandamida é liberada, a liberação de histamina é reduzida, o GABA é aumentado, as orexinas são reduzidas, o metabolismo cerebral é reduzido. À noite, você está pronto para liberar o hormônio do crescimento, que repara os tecidos, cura e gera uma pele melhor que repara os epitélios. Dormir melhor entre as 00h00 e as 03h00 permite-lhe sonhar, recordar e descansar.

Às 05:00 da manhã começa o dia, liberando cortisol novamente. O início de um novo dia.

 

Fonte DR. EDUARDO CALIXTO UM CÉREBRO NA TV Descubra como seus neurônios agem no amor, sexualidade, estresse e emoções